Polícia Civil

Estado de Sergipe

18 de fevereiro de 2022, 08:56

Acadepol sedia Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

Instruções tem como objetivo a capacitação do integrantes do Susp para atuação e enfrentamento da violência doméstica

Terá início nesta segunda-feira (21) o Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. As instruções serão ministradas na Academia de Polícia Civil (Acadepol). O treinamento tem duração de cinco dias e prossegue até a próxima sexta-feira (25). O curso é uma iniciativa da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O curso tem como objetivo capacitar os integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) para adquirir os conhecimentos necessários e atuar no enfrentamento – prevenção e combate – da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (VDFCM), especificamente, as polícias militares, as guardas municipais, as polícias civis e bombeiros militares.

Dentre os temas que serão abordados no curso, estão instruções sobre a situação de violência doméstica e familiar no Brasil, as especificidades dessa violência, os direitos humanos e os marcos históricos da construção dos direitos da mulher, Lei Maria da Penha, relações interpessoais para não revitimização, gestão da informação sobre a violência doméstica e familiar e rede de atendimento.

Avaliação e Certificação

A avaliação será formativa, permitindo ao docente acompanhar o processo de aprendizagem e avaliar seus métodos de ensino ao longo do curso, oferecendo os meios para ajudar o discente a superar as eventuais dificuldades, valorizando o conhecimento prévio que o educando traz da sua instituição de origem, permitindo que a prática docente se ajuste às necessidades dos discentes durante o processo, através do constante “feedback” entre docente e discentes durante as aulas.

A coordenação do curso enviará um Formulário de Avaliação Formativa para realização da análise pedagógica pelos docentes, a fim de mensurar a evolução dos discentes na atividade, em seguida os docentes realizarão o “feedback” com os grupos de acordo com a necessidade de cada um, na busca de uma melhor relação no processo de ensino e aprendizagem. A certificação se dará pela plataforma EaD-Segen, que hoje está hospedada no ambiente virtual SINESP (https://seguranca.sinesp.gov.br).

Confira aqui o quadro de atividades do curso