Projeto Acorde
O Projeto Acorde tem como objetivo “disseminar a cultura de utilização de métodos alternativos de solução de conflitos, notadamente a Conciliação e Mediação”. Atualmente conta com 12 núcleos, estando sete localizados na grande Aracaju (capital, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros) e outros cinco no interior do Estado (Estância, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Propriá e Lagarto). Somada, a população potencialmente abrangida pelo Projeto ultrapassa 1 (hum) milhão de pessoas, o que representa quase metade da população sergipana.
A atual Coordenadora Estadual do Programa na Polícia Civil de Sergipe é a Delegada de 1ª Classe Dra. Mariana Andrade de Amorim.
As 12 equipes do projeto, que somam aproximadamente 50 pessoas, produzem relatórios mensais com informações sobre a confecção de boletins de ocorrência, mediação, orientação qualificada, acordos extrajudiciais e para homologação, além de Termos Circunstanciados, nos casos em que a mediação não obtêm êxito. Cabe à Coordenação recepcionar tais dados, unificá-los e encaminhar ao Delegado Geral.
O Projeto é um convênio da Polícia Civil com o Tribunal de Justiça do Estado visando dar maior celeridade na resolução dos delitos de menor potencial ofensivo, que sejam conciliáveis, ainda nas Unidades Policiais. Com isso, há o “desafogamento” nas Varas Criminais. As partes assumem o papel de protagonistas na resolução das celeumas haja vista que caberá a elas, com a condução do mediado, chegar em uma solução que seja benéfica para ambas.
Alerta Celular Sergipe
O sistema Alerta Celular desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria de Segurança Pública é uma ferramenta que oferece ao cidadão a possibilidade de realizar o cadastro do número do IMEI que identifica cada aparelho celular (IMEI). A ferramenta serve para acelerar a comunicação inicial de perda, furto ou roubo, por parte do usuário, diretamente às Polícias Civil e Militar.
Desde a inauguração, cerca de 8 mil cidadãos já cadastraram seus dispositivos móveis no sistema. É importante ressaltar que, na utilização do sistema, caso não seja prestado o boletim de ocorrência, o alerta perderá a validade após dois dias da comunicação feita por meio do Alerta Celular. Além disso, recomenda-se que, caso o celular comporte mais de um chip, o usuário realize o cadastro de todos os IMEIs daquele aparelho celular, contribuindo para que a possibilidade de recuperação do bem seja ainda maior.
Procedimento Policial Eletrônico (PPE)
Desde agosto de 2018, a Polícia Civil do Estado de Sergipe passou a contar com mais uma ferramenta para auxiliar ao enfrentamento à criminalidade, gerenciamento e tratamento de informações policiais. Trata-se do Procedimento Policial Eletrônico (PPE).
O Módulo dos Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), idealizado pelo Governo Federal e desenvolvido pelo SERPRO, integra a plataforma do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). O PPE nasceu com o objetivo de subsidiar uma gestão mais eficiente dos recursos físicos e materiais disponíveis à segurança pública, auxiliando na identificação de causas e consequências dos fenômenos criminais.
Diferenciais do Sistema:
- Aproveitamento
automático dos dados registrados nos BOs dos demais procedimentos policiais
(TCO, BOC, APF, AAFAI, IP, AIAI); - Consulta de Base de
Dados Externas: DENATRAN; Receita Federal; BNMP; SINARM - Identificações Visuais (Fotos).
- Possibilidade de vinculação entre B.O.s
com o mesmo objeto; - Georreferenciamento
das ocorrências, com visualização do streetview
do Google; - Painel de
Notificações com Produtividade e Estatísticas, entre outros.
Política de Comunicação Social
Em outubro de 2018, a Delegada Geral, Katarina Feitoza, assinou a Portaria Nº 15/2018, de 22 de outubro de 2018, que instituiu pela primeira vez na história da Polícia Civil de Sergipe uma política de Comunicação Social. A Portaria criou um padrão de comunicação no trato com a imprensa, vetou algumas condutas e criou um Núcleo de Comunicação Social no âmbito da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública.
A citada Portaria estabelece, ainda, uma série de diretrizes, tais como: ampliar a divulgação das ações da Polícia Civil na capital e no interior; intensificar a comunicação interna, buscando a aproximação dos policiais civis com a sociedade; unificar a imagem da Polícia Civil, utilizando-se primordialmente do novo símbolo institucional para identificar os materiais promocionais, operacionais e administrativos, incluindo as vestimentas, conforme Manual de Identidade Visual da Polícia Civil.
Caberá ao Núcleo de Comunicação criar um site institucional, as redes sociais no Instagram, Facebook e Youtube; a produção e execução de um vídeo institucional; e finalizar em parceria com a Assessoria Técnica da Delegacia Geral o Planejamento Estratégico e o Manual de Identidade Visual. Ao Núcleo de Comunicação Social foi designado também a produção do presente Anuário com os relatos das ações realizadas no ano de 2018.
Nova Identidade Visual
A Polícia Civil de Sergipe já começou a adaptar suas unidades da capital e do interior do Estado com o novo brasão da Instituição. O logotipo das corporações policiais civis do Brasil terá a mesma estrutura de cor, fonte e formato e a mudança visual também vai alterar o visual das viaturas caracterizadas, uniformes operacionais, medalhas, distintivos e logotipo de comunicações oficiais.
A definição do novo layout foi resultado da 49ª Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC). Em Sergipe, o Manual de Identidade Visual está sendo criado pela Delegacia Geral e, posteriormente, será encaminhado ao governador Belivaldo Chagas para oficializá-lo por meio de Decreto.
A mudança no layout das viaturas e das delegacias ocorrerá gradualmente. A logomarca padrão predomina o dourado, substituindo o antigo verde no fundo do símbolo. A população já está se familiarizando com a nova logomarca que já se encontra instalada na Delegacia Regional de Propriá, 3ª Delegacia Metropolitana, DHPP, Denarc, entre outras unidades.
Uma das melhorias que propõe a nova identidade visual é que, com a padronização, se tornará possível reconhecer a Polícia Civil em todos os Estados. As únicas diferenças no brasão se encontram na sigla da unidade federativa, inscrita na parte inferior do símbolo, e no centro que continuará com as cores de cada Estado.
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