Polícia Civil realiza palestra sobre cyberbullying e crimes cibernéticos na Universidade Federal de Sergipe

O evento teve como público-alvo jovens do novo ano e ensino médio do Colégio de Aplicação

A Coordenação Geral de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade, por meio da Polícia Civil, promoveu na última terça-feira, 30, uma palestra sobre a importância do combate ao cyberbullying e crimes cibernéticos. O evento foi conduzido pelo escrivão Marco Antônio de Jesus Lima, chefe do Núcleo de Modernização e Inovação da PC/SE, que falou para alunos do Colégio de Aplicação (Codap).

A palestra aconteceu no auditório da didática 07, na UFS, e teve como público-alvo estudantes do ensino médio e do 9º ano do Codap, localizado no próprio campus universitário. O evento teve o objetivo de explicar o cyberbullying e os crimes cibernéticos e destacar as problemáticas que tais delitos trazem para os jovens vítimas e aos causadores.
A intenção de ter adolescentes como plateia é relacionada ao fato de que tais crimes têm esses jovens como vítimas e até praticantes. Os atos de perseguição por redes sociais envolvem muito os jovens, pois eles utilizam esses meios com frequência e normalmente sem a supervisão de um responsável.

O policial civil Marco Antônio utilizou o espaço com os adolescentes para dar algumas dicas de prevenção sobre os crimes. O agente ressaltou que os praticantes desses atos normalmente utilizam perfis falsos, com a falsa percepção de que isso faz com que a sua identidade não seja descoberta.

Durante a fala, Marco Antônio também informou aos discentes que os principais danos às vítimas desses crimes são psicológicos, levando elas a apresentarem quadro com características como isolamento, tristeza e ansiedade.
Como o cyberbullying é uma forma de intimidar, humilhar, expor e perseguir as vítimas através da internet, encerrando a palestra, o policial civil explicou as tipificações penais dos responsáveis por praticar esse crime.

Última atualização: 2 de maio de 2024 17:09.

Pular para o conteúdo