22 de outubro de 2020, 11:36

SSP/SE realiza 1ª Capacitação Continuada em Direito e Articulação em Rede para a População LGBTQIA+

O objetivo é falar sobre a LGBTQIfobia através da educação para a diversidade

A Coordenadoria de Prevenção Social à Violência da Secretaria de Segurança Pública realiza na manhã desta quinta-feira, 22, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a 1ª Capacitação Continuada em Direito e Articulação Rede para a População LGBTQUIA+. O evento é voltado para os policiais civis, militares e sociedade civil em geral e tem por objetivo o enfrentamento à LGBTQIFOBIA, através da educação para diversidade.

O curso também foi transmitido pela internet no canal da OAB Sergipe no Youtube. “O público dessa capacitação é formado por operadores da segurança pública vinculados à Polícia Militar e Civil e também representantes da sociedade civil, como “CasAmor”, “Mães pela diversidade”, OAB, Defensoria Pública e Prefeitura Municipal de Aracaju, além da Secretaria de Segurança Pública, através da Coordenação de Prevenção a Violência e Criminalidade”, destacou Abigail Souza, agente de Polícia Civil e coordenadora de Prevenção à Violência e Criminalidade da SSP/SE.

O tema da palestra foi denominado de “Fazer Não Violento”, sendo ministrado por Sandra Ariachi, que atua no combate à transfobia na Universidade Federal de Sergipe, campus Lagarto. “Trabalho há 4 anos no processo transexualizador, que é o único de Sergipe, e as narrativas que ouvi são o que me dá tranquilidade para falar sobre o tema”, destacou Sandra Aiache, professora Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe, campus Lagarto.

O objetivo da palestra foi também falar sobre as dificuldades e violência sofrida pela população LGBTQUIA+. “Nós da comissão estamos aqui principalmente para respeitar esse aspecto e fazer garantir esse exercício da cidadania”, destacou Alessandra Farias Tavares, representante da Comissão de Direitos LGBTQUIA.

Disciplinas ministradas

Na quinta-feira, 22, a Capacitação contará com os seguintes facilitadores e respectivas disciplinas:

• Marcelo Lima, assessor técnico LGBTQIA+ da Diretoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Aracaju, com a disciplina Histórico e Direitos da Comunidade LGBTQIA+. Horário: 9h.
  • Delegada Ana Carolina Jorge, coordenadora do Projeto Acorde da Polícia Civil de Sergipe, com a disciplina Justiça Restaurativa. Horário: 10h.
  • Profª Drª Sandra Aiachi Menta, do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe, com a disciplina Traumas e Sombras. Horário: 11h.

Na sexta-feira, 23, a Capacitação contará com os seguintes facilitadores e respectivas disciplinas:

• Cristiane de Oliveira, agente de Polícia Civil, bacharel em Direito e Mediadora de Conflitos, com a disciplina Mediação de Conflitos. Horário: 8h
  • Professor Gabriel Machado, mestrando em Sociologia na Universidade Federal de Sergipe, com a disciplina Políticas Públicas e Educação para Diversidade. Horário: 9h.
  • Delegada Meire Mansuet, da Delegacia de Atendimento a Crimes Homofóbicos, Racismo e Intolerância Religiosa (Dachri). Disciplina: Política Pública do DAGV no Atendimento às minorias (Comunidade LGBTQIA+). Horário: 10h.
  • Enéas Menezes Moura, agente de Polícia Civil, bacharel em Direito e Mediador de Conflitos, com a disciplina Comunicação Não Violenta. Horário: 11h.