Polícia Civil

Estado de Sergipe

1 de fevereiro de 2024, 08:15

Sergipe é o estado com a maior redução de crimes violentos no Brasil, atesta Ministério da Justiça e Segurança Pública

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

Queda de 22,9% na quantidade de homicídios dolosos, latrocínios, feminicídios e crimes correlatos é cinco vezes maior do que a diminuição de 4% registrada no país

Com uma redução de 22,9% em comparativo entre 2022 e 2023, Sergipe é o estado com a maior redução no total de crimes violentos no Brasil. É o que aponta o levantamento feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgado, nessa quarta-feira, 31. A retração no estado é cinco vezes mais significativa do que a diminuição nacional, já que o Brasil apresentou queda de 4% na quantidade de mortes violentas no comparativo entre 2022 e 2023.

Conforme o levantamento do MJSP, em 2022 foram registradas 593 mortes decorrentes de crimes como homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios – roubos que tem como consequência a morte da vítima – e lesões corporais seguidas de morte. Já no ano de 2023, o número de mortes decorrentes dessas investidas criminosas foi de 457. Entre o ano retrasado e o ano passado, está a redução de 22,9% identificada pelo MJSP.

Para o secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, os números apresentados pelo MJSP atestam todos os dados que vem sendo continuamente apresentados pela SSP e por outras instituições como o Monitor da Violência – parceria entre USP e G1 – e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), responsável pela publicação do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

“Toda redução nos índices de criminalidade é algo a ser comemorado, sem nenhuma dúvida. É a confirmação do Governo Federal que estamos no caminho certo nas ações de enfrentamento ao crime aqui em nosso estado. A gente vem sempre divulgando os levantamentos de entidades independentes e, agora, com os indicadores do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ratificamos os nossos dados”, salientou.

A retração que é destaque nacional, ainda conforme João Eloy, é fruto do trabalho diário de cada servidor da segurança pública de Sergipe. “Não teríamos esses números de reduções de crimes se não fosse o trabalho dos nossos policiais militares nas ruas; nossos policiais civis, nas investigações; nossos peritos oficiais, fazendo exames e emitindo laudos que vão para os inquéritos e para o judiciário”, evidenciou o secretário.

Brasil

A nível nacional, o Brasil registrou 40.644 mortes violentas letais intencionais em 2023. O número é levemente menor do que o identificado em 2022, quando ocorreram 42.190 mortes decorrentes de crimes de homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Em termos percentuais, o MJSP identificou uma retração de 4% no Brasil, ante a queda de 22,9% em Sergipe.