Sergipe é eleito o estado mais seguro do Nordeste, segundo Revista Veja

O estado também aparece entre os 10 mais seguros do Brasil

Uma pesquisa realizada pela Revista Veja diz que Sergipe é o estado do Nordeste mais seguro. O levantamento traz que o estado apresenta a menor taxa de homicídio por 100 mil habitantes da região, com 19,59 homicídios. Os dados utilizados são referentes ao ano de 2023 e tem como fonte o Sistema Nacional de Informações em Segurança Pública (Sinesp). O delegado-geral da Polícia Civil, Thiago Leandro, comemora os números.

O resultado divulgado pela Veja, que demonstra o trabalho empregado na segurança pública do estado, foi divulgado na edição do último dia 26 de abril. Nele, é possível ver que, além da ótima colocação dentro da sua região, o estado também ficou bem colocado no território nacional, aparecendo entre os 10 mais seguros, na nova posição.

Segundo o delegado-geral, Thiago Leandro, os números expressos na pesquisa são resultados de anos de trabalho, sempre visando o aperfeiçoamento no combate ao crime. “Isso é fruto de um trabalho de muitos anos. Nós estudamos sempre a questão do índice de criminalidade, onde está ocorrendo o homicídio e o porquê de estar ocorrendo. São reuniões semanais que nós temos especificamente para combater esse tipo de crime”, citou.

Thiago Leandro atribui os resultados à integração que existe entre as polícias e aos investimentos feitos pelo governo. “Nossos policiais civis, também os militares, se dedicam muito. Se entregam à população, prestam um serviço de coração. Mas um fator importante é a integração policial, a integração fantástica que o estado de Sergipe possui entre as Polícias Civil, Militar e Científica. Nós unimos esforços para chegar às respostas de todas as formas, na prevenção, repressão, tudo em equipe”, falou o delegado.

“Outro ponto primordial são os investimentos, o Governo do Estado de Sergipe, junto com a Secretaria de Segurança Pública, vem investindo pesado na contratação de servidores, policiais novos entrando na rua. A capacitação de servidores, muito investimento em estrutura física e aquisição de equipamentos tecnológicos, já que nossas polícias hoje são movidas à tecnologia. E também, a compra de viaturas policiais, já que é importante a sua presença para que o cidadão tenha a sensação de segurança pública”, conclui o delegado.

Além do que foi divulgado pela Veja, Sergipe também tem o maior investimento per capita do Nordeste, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Há um alto investimento em novas viaturas, compras de armamentos e munições, por meio de investimentos do próprio Governo do Estado e projetos que são enviados para Secretaria Nacional de Segurança Pública. Além disso, duas turmas da Polícia Civil estão sendo formadas e o concurso da Polícia Científica, para 60 vagas, já foi realizado. Também já foi anunciado o concurso para Polícia Militar. O pagamento da periculosidade também já tem sido feito pelo Governo do Estado aos profissionais da segurança pública.

Os levantamentos nacionais ratificam os dados da SSP. Conforme a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim), da SSP, Sergipe encerrou o ano de 2023 com uma taxa de homicídios de 20,41 a cada 100 mil habitantes. A taxa é bem inferior à registrada em 2016 – quando houve aumento na incidência de crimes no estado -, ano em que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes era de 57,64.

Última atualização: 30 de abril de 2024 17:27.

Pular para o conteúdo