Polícia Civil

Estado de Sergipe

3 de novembro de 2023, 11:33

Segurança Pública reforça campanha Alerta Celular no Pré-Caju 2023

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

Ferramenta funciona com o cadastro da identificação do aparelho e auxilia as polícias na recuperação de celulares furtados ou roubado

Como parte das ações de segurança pública no Pré-Caju 2023, a campanha Alerta Celular, da Secretaria de Segurança Pública (SSP) fornece uma ferramenta essencial para ampliar as chances de recuperação de celulares roubados ou furtados. As informações cadastradas no Alerta Celular são verificadas e podem resultar na rápida localização e recuperação dos aparelhos celulares. Assim, a ferramenta estará presente, mais uma vez, auxiliando os serviços das forças de segurança nas festividades do Pré-Caju 2023.

O Alerta Celular permite que o usuário cadastre os códigos identificadores de cada aparelho (IMEI), números de contato e emita alertas em casos de roubo, furto ou perda de celular. 

Segundo a Coordenadora Operacional das Delegacias da Capital, delegada Nalile Castro, o IMEI é a identidade do aparelho celular e é fundamental para aumentar as chances de recuperação dos celulares roubados ou furtados.

“O cadastro do IMEI, considerado o RG do celular, fornece informações antecipadas, agilizando as investigações e aumentando as chances de recuperação. Cidadão para garantir uma resposta rápida em caso de perda ou roubo”, enfatizou.

Cadastramento

O cadastramento do aparelho no Alerta Celular já pode ser feito com antecedência antes mesmo de ir à Orla de Atalaia. Para isso, no celular, basta ir ao teclado numérico e digitar o código *#06# . Anote o código IMEI que será mostrado na tela do celular. Se o aparelho tiver mais de um IMEI, anote todos.

Em seguida, acesse no navegador de internet o site https://portalcidadao.ssp.se.gov.br  e cadastre seu aparelho com os código de IMEI do celular. Ao salvar os dados, o aparelho já está cadastrado e, em caso de roubo ou furto, as chances de ter o aparelho encontrado e devolvido são maiores.

Campanha também alerta para proteção de dados

A proteção vai além do cadastro no Alerta Celular. A campanha de segurança pública no ambiente digital no Pré-Caju aborda também o phishing –  do termo inglês, (pescaria) – um método utilizado por violações para obter dados sensíveis. A SSP destaca também a importância de ficar atento a mensagens ou links suspeitos enviados por aplicativos de mensagem e WhatsApp.

Mas caso haja necessidade de registro de ocorrências no Pré-Caju 2023, a Delegacia do Turista estará de plantão à disposição da população. “Se você tiver o seu celular furtado, roubado e estiver no circuito ele pode procurar a delegacia do turista que estará aberta durante todo o final de semana, das 19h da sexta-feira, 03 de novembro, até às 7h da manhã”, detalhou Nalile Castro. 

Reconhecimento facial

Um outro recurso muito importante, o reconhecimento facial, que tem sido aprimorado desde o Pré-Caju de 2022, será uma peça-chave na segurança. “Integrado à Guarda Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Justiça, esse sistema visa facilitar a captura de foragidos e a prevenção de furtos e roubos durante eventos de grande porte”, enfatizou Nalile Castro.

“O reconhecimento facial facilitará a captura de foragidos, de pessoas com mandado, em relação a qualquer tipo de crime e também é uma ferramenta auxiliar no que diz respeito aos furtos e roubos de celulares e no âmbito do crime contra o patrimônio”, concluiu a delegada.