5 de abril de 2023, 14:49

Roubos e furtos de veículos caem 54% em março na Grande Aracaju

Resultado positivo é fruto da integração entre as polícias Civil e Militar em ações e operações contra grupos criminosos especializados nesses atos criminosos

O mês de março de 2023 apresentou uma redução de 54% no número de crimes de roubos e furtos de veículos na Grande Aracaju. O resultado positivo é fruto da integração das polícias Militar e Civil em ações e operações, que resultaram na prisão de integrantes de grupos criminosos especializados nos roubos e furtos de carros e motocicletas no estado. As ações também abrangem a identificação de fraudes às seguradoras e enfrentamento aos roubos contra motoristas por aplicativos.

O diretor da Divisão de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), Kassio Viana, explicou que houve redução em todos os meses no primeiro trimestre na Grande Aracaju. “E o mês de março, especialmente, tivemos uma redução de 54% no número de roubo de veículos. Para nós, é um número animador, sobretudo, porque é uma crescente. Nós começamos com 23%, subimos para 40% e agora chegamos a 54% de redução”, especificou.

Conforme o delegado, a redução na incidência de roubos e furtos de veículos também é fruto de operações como as de combate aos crimes praticados contra motoristas de aplicativo. “Nós realizamos algumas operações importantes, em que prendemos vários integrantes de um grupo criminoso e também prendemos autores de roubos e furtos de motocicletas”, detalhou.

O comandante do Policiamento Militar da Capital (CPMC), coronel George Melo, explicou que a ação de combate a esses crimes também perpassa pelas ações de abordagens. “Utilizando estratégias de pontos-barreiras com militares de unidades especializadas, a exemplo do Getam, BPRp e da própria CPTran, em pontos específicos mapeados por estatísticas. Então percebemos uma redução significativa”, relatou.

Kassio Viana também relembrou que as ações de combate a roubos e furtos de veículos envolveram a identificação de tentativas de registro de falsos boletins de ocorrência. “Conseguimos prender, em flagrante, pessoas que tentavam fazer boletim de ocorrência falso na delegacia para fraudar as seguradoras. Isso também contribui para a redução da nossa estatística”, avaliou.

O comandante do CPMC também atribuiu os resultados à integração entre as polícias Militar e Civil. “Essa integração funciona. O compartilhamento de informações, de nomes, locais e estratégias utilizadas pelos autores dos crimes, auxilia o trabalho de combate às ações criminosas de roubos e furtos de veículos. A nossa missão é manter essa ostensividade, desenvolvendo operações e pontos de abordagem”, comentou.

Em termos comparativos, o diretor da DRFV indicou que este é o trimestre com melhores índices de redução de roubos e furtos de veículos nos últimos anos em Sergipe. “Este trimestre é o melhor dos últimos anos. Então, temos números para comemorar. Temos que continuar com esse trabalho de investigação e de prisão, além da intensificação do combate às fraudes às seguradoras”, concluiu Kassio Viana.