Polícia Civil

Estado de Sergipe

15 de janeiro de 2024, 09:51

Quase 680kg de maconha são apreendidos em duas operações deflagradas pelo Denarc em Itabaiana

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

Dentre o entorpecente apreendido, havia droga avaliada em R$ 20 mil o quilo

Cerca de 679kg de maconha foram apreendidos em duas ações policiais deflagradas pelo Departamento de Narcóticos (Denarc) no último sábado, 13, em Itabaiana. Os casos ocorreram nos povoados Terra Dura e Rio das Pedras. Duas pessoas foram presas nas ações policiais. As operações contaram com o apoio do GTO, da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), e do Departamento do Sistema Prisional (Desipe).

De acordo com o delegado Ataíde Alves, foram duas situações registradas no último sábado, 13. No local, havia mais de 300kg de maconha, resultando em uma prisão em flagrante. “A primeira no povoado Terra Dura, em Itabaiana. A equipe de investigação do Denarc recebeu informação de que uma chacará estaria armazenado grande quantidade de droga. Identificamos a propriedade e fizemos o acompanhamento”, explicou.

Conforme o delegado, a ação policial no povoado Terra Dura ocorreu em continuidade a uma ação que resultou na apreensão de 150 kg de drogas feita pela Polícia Militar em Aracaju. “A suspeita foi reforçada de que a droga era oriunda dessa chacára. Houve uma prisão em flagrante e dois outros homens foram conduzidos ao Denarc, onde foram ouvidos e liberados, mas isso não descarta a participação deles”, acrescentou o delegado.

Segunda operação

Já na segunda ação policial do Denarc, no sábado, a operação ocorreu a partir de troca de informações entre Denarc e GTO, da Guarda Municipal de Aracaju. “A informação era de que a companheira de um detento de São Cristóvão estaria guardando a droga para o marido. Sabíamos que haveria a vista dela ao presídio e foi feito um acompanhamento dela, quando saiu do presídio”, informou Ataíde Alves.

Ainda conforme o delegado, durante o acompanhamento policial, a equipe identificou que a suspeita trocou de roupa, chegando e saindo em veículos diferentes. “Identificamos a casa, e a equipe identificou negociação de droga. Então a equipe a questionou e, no interior da residência havia mais de 350 kg de maconha. Muito provavelmente essa quantidade de droga veio do mesmo carregamento em Itabaiana”, complementou.

Segundo Ataíde Alves, a droga pertence ao interno. Celulares também foram apreendidos na ação policial. A droga foi encontrada no povoado Rio das Pedras, em Itabaiana. “O interno foi transferido do presídio de São Cristóvão para a unidade prisional de Aracaju. O interno, que é companheiro da mulher presa com a droga, também está sendo investigado por esse caso”, acrescentou o diretor do Denarc, Ataíde Alves.

Droga de alto valor

Dentre os entorpecentes apreendidos nas ações policiais do último sábado, dos quase 700 kg, havia ‘skunk’, que facilmente chega a R$ 20 mil o quilo do entorpecente. “Então é um prejuízo considerável para o tráfico de drogas em Sergipe, pois havia entre 70 kg e 100 kg de maconha do tipo ‘skunk’, considerando que já havia acontecido uma apreensão anterior dessa droga em Aracaju”, detalhou Ataíde Alves.