O ex-capitão do BOPE, Rodrigo Pimentel, que inspirou o personagem capitão Nascimento do filme Tropa de Elite, foi palestrante do evento
A Superintendência Geral da Polícia Civil realizou nesta sexta-feira, 26, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, o 2º Encontro de Planejamento Estratégico da instituição com o objetivo de apresentar os resultados já alcançadas do planejamento 2017-2021. Na oportunidade, foi apresentada a nova imagem visual da Polícia Civil, que seguirá o mesmo padrão em todo o território nacional.
O novo brasão da instituição será o mesmo das 27 Policias Civis do Brasil, mudando apenas o miolo do símbolo e a sigla da unidade federativa. Todo o layout de viaturas, identificação de delegacias, fardamento e distintivo serão alterados. Na oportunidade, também houve o lançamento do site institucional, do manual de identidade visual e do Anuário 2018.
A delegada-geral, Katarina Feitoza, destacou a importância do evento que, além de uma apresentação institucional da Polícia Civil de Sergipe, proporcionou encontros entre policiais, escrivães, delegados e demais personalidades da sociedade sergipana. A solenidade foi um momento de compartilhamento de experiências e de demonstração da gratidão e orgulho dos agentes que compõem a instituição.
“Esse evento traduz o amor, carinho e o orgulho que nós temos em sermos policiais civis, porque ser policial civil não é ser um servidor público comum, é ser mais. Nós somos aqueles que defendem a sociedade, que vemos o sorriso no rosto de uma vítima, quando ela tem o seu caso elucidado, quando ela tem um bem recuperado. Então esse evento é justamente para homenagear esse homens e mulheres, que dão suas vidas, que dedicam o seu tempo, que fazem da sua profissão um mister de amor”, ressaltou.
O delegado Gilberto Guimarães, da 9ª Delegacia Metropolitana (9ª DM), um dos homenageados com o mérito inteligência policial, em conjunto com a equipe que forma a unidade, frisou a satisfação com o reconhecimento e do trabalho policial e enfatizou os resultados positivos que a segurança pública de Sergipe vêm obtendo.
“Essa dupla premiação vem em um momento bastante oportuno, onde nós alcançamos, no ano de 2018, um resultado bastante significativo nas estatísticas verificadas pela Secretaria, e isso é um reconhecimento do trabalho de toda equipe. Com relação à medalha, todos nós aqui da Polícia Civil sabemos o trabalho que é desenvolvido pelo órgão de inteligência Dipol – Divisão de Inteligência e Planejamento Policial -, do qual fiz parte por mais de sete anos, e tive a felicidade de implantar uma série de ferramentas, de adensar a tecnologia àquele órgão e fazer ele crescer”, complementou.
O secretário geral de Governo, José Carlos Felizola, representando o governador do Estado, Belivaldo Chagas, também foi homenageado durante a cerimônia e exaltou a importância da Polícia Civil de Sergipe, relembrando as constantes reduções na incidência de ações criminosas no estado.
“Primeiro um orgulho muito grande de ser prestigiado por uma instituição tão importante como é a Policial Civil de Sergipe, especialmente em um momento em que Sergipe vem apresentando redução nos seus índices de criminalidade, seja em homicídios, latrocínios, roubos, os mais diversos tipos de crime. inclusive, com o reconhecimento nacional por parte da imprensa. Para mim é um motivo de honra e, principalmente para o Governo do Estado, que tem feito seu papel investindo, dialogando e sobretudo planejando uma polícia eficiente nos serviços prestados à população”, enfatizou.
Os presentes também participaram de uma palestra motivacional com Rodrigo Pimentel, ex-capitão do BOPE do Rio de Janeiro, especialista em segurança pública, jornalista e autor dos best-sellers Elite da Tropa e Elite da Tropa II, que foram publicados em espanhol, francês, inglês e italiano.
Como roteirista, teve os filmes Tropa de Elite I e Tropa de Elite II aclamados pelo grande público, sendo o primeiro deles vencedor do Urso de Ouro, no Festival de Cinema de Berlim. Rodrigo criou o personagem Capitão Nascimento, que foi inspirado na sua própria experiência como comandante do Bope, da equipe Alfa do Bope. A forte experiência em situações de risco e gestão de conflitos fez de Rodrigo Pimentel uma referência nesses temas.