17 de maio de 2024, 16:18

Polícia Civil ministra palestra sobre perigos e riscos dos uso de drogas em escolas de Nossa Senhora do Socorro e Santa Rosa de Lima

Encontros buscam conscientizar sobre os riscos do envolvimento com o tráfico de entorpecentes

A Polícia Civil esteve em visita a escolas da rede pública de ensino dos municípios de Nossa Senhora do Socorro e Santa Rosa de Lima. Nas unidades de ensino, foram realizadas palestras com o objetivo de informar e educar crianças, adolescentes, pais e professores sobre o impacto negativo das drogas no ambiente escolar e familiar.

De acordo com Givaldo Nascimento, agente do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e organizador da iniciativa, a metodologia envolve a apresentação de exemplos, depoimentos e vídeos. “Para criar a consciência de ficar longe das drogas. Conscientizamos para que as pessoas não entrem nesse mundo das drogas”, explicou.

Das palestras, a primeira ocorreu no último dia 30 de abril, no período da manhã, na Escola Estadual José Freire da Costa Pinto, em Nossa Senhora do Socorro. Na mesma unidade de ensino, o período da tarde recebeu a palestra no último dia 9 de maio.

Já no dia 14 de maio, a palestra foi realizada na Escola Municipal José do Prado Sobral, no município de Santa Rosa de Lima. Nas três palestras, o público-alvo abrangeu crianças e adolescentes entre os 11 e os 16 anos.

Ações com a comunidade escolar

A ação da Polícia Civil busca ensinar às comunidades os perigos do uso e tráfico de drogas. O Cope entende que o diálogo com crianças dessa faixa etária é importante, pois normalmente é a idade de formação do pensamento de “certo e errado” no cidadão.

Como o assunto é de caráter social e sério, e pode não ser abordado da forma devida em alguns lares, a Polícia Civil tem optado por ir às escolas, falar diretamente à comunidade estudantil. O projeto terá sequência nas próximas semanas, alcançando outros locais.