Palestra com o Serviço de Segurança Diplomática dos Estados Unidos acontece na Acadepol

Fraudes em passaportes e vistos fizeram parte do conteúdo do encontro

Na manhã desta terça-feira, 10, a Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol) realizou uma palestra sobre Cooperação Internacional e Colaboração com as polícias Brasileiras. O evento realizado durante todo o dia conta com a participação dos especialistas em Segurança Internacional Kelly Campion, Fred Blasi, Gabriela Santos e Marcelo Simões. 

O projeto de Cooperação Técnica Internacional visa o conceito de gerar parceria para o desenvolvimento da Segurança Pública que já é uma idéia consolidada no Brasil e nos Estados Unidos, gerando para ambos os lados compartilhamento de esforços. Esse treinamento visa aprimorar conhecimento e estreitar laços de cooperação policial para a Segurança Pública no nordeste do país.

A vice-diretora da Acadepol, Sandra Mara Góis, relatou que desde 2017 a Academia de Polícia Civil vem fazendo um trabalho de integração policial. “Nós já tínhamos preparado um curso com o Serviço de Segurança Diplomática dos Estados Unidos sobre Investigação de Homicídios. Nós organizamos esse curso e mantivemos contato com a equipe do consulado e recebemos deles na semana passada essa proposta de trazer para a Acadepol uma palestra a respeito de Segurança Diplomática”, explicou.

O evento visa fortalecer o vínculo entre as diferentes instituições por meio do intercâmbio de conhecimentos entre os participantes e palestrantes para a prevenção no combate à fraude documental e a criminalidade. 

Kelly Campion, do Adido Policial do Consulado Americano, reforçou a importância dessa interação entre as Polícias dos dois países. “Podemos colaborar com os conhecimentos que temos nas investigações sobre documentos pessoais, a exemplo dos casos que envolvem passaportes e vistos. Hoje temos parcerias no Secret Service que são especialistas na investigação de cédulas de dinheiro e irão explicar as capacidades das investigações policiais”, comentou.

A palestra contou com a presença de integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp). “Para nós é sempre uma satisfação poder promover ou recepcionar eventos desse tipo, porque a integração entre as forças policiais e o aperfeiçoamento contínuo dos policiais é fundamental para o enfrentamento à criminalidade e violência em Sergipe”, finalizou a vice-diretora da Acadepol.

Última atualização: 10 de dezembro de 2019 16:29.

Pular para o conteúdo