Participaram o delegado Osvaldo Resende e o tenente-coronel Silvio Cesar Aragão
Durante três semanas, foi realizado o 1º Curso de Política, Planejamento e Gestão em Segurança Pública (CPPGESP). em Brasília. O treinamento que teve início no dia 9 e seguiu até 27 de setembro, contou com a participação do delegado Osvaldo Resende e do tenente-coronel Silvio César Aragão. O curso teve como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos dos membros da segurança pública de todo o país e nivelar os conhecimentos de profissionais de nível superior da área.
O curso, realizado pela Escola Superior de Guerra (ESG), foi formulado para atender a solicitação do secretário nacional de segurança pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENASP-MJ) e foi desenvolvido em parceria entre as instituições.
O treinamento privilegiou uma visão política e estratégica da atual problemática de segurança no Brasil. De cada estado, participaram dois representantes, sendo um da Polícia Civil e outro da Militar ou Corpo de Bombeiros, que estão ligados à área de gestão da segurança pública.
Durante a cerimônia de abertura, o comandante do Campus Brasília da ESG, Gen. Bda José Ricardo Vendramin Nunes, lembrou que o papel da Escola é pensar estrategicamente o Brasil, a partir da perspectiva da segurança e do desenvolvimento nacionais.
Após a abertura oficial, o ministro da Justiça, Sergio Moro, proferiu a Aula Magna do Curso. O ministro ressaltou as ações de enfrentamento à criminalidade violenta, os programas e projetos desenvolvidos no âmbito da Senasp e da Secretaria de Operações Integradas (Seopi): “Precisamos trabalhar em várias vertentes, de forma que tenhamos ferramentas para que elucidar tantos crimes que acontecem pelo país”.
O curso, que teve duração de três semanas, contou com aulas teóricas – uma semana -, e com instruções práticas. A carga horária foi de 100 horas/aula. Ao todo, participaram 51 membros das instituições que formam a segurança pública dos estados. Como conclusão, houve a apresentação de um trabalho final.
Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública