Polícia Civil

Estado de Sergipe

30 de novembro de 2023, 16:13

Governo inaugura reforma e ampliação da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais e Abigeato da Polícia Civil

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

Unidade é estratégica para o combate aos crimes contra propriedades rurais, roubo e furto de animais e abate clandestino em todo o território sergipano

Especializada em investigações e operações de combate ao crime praticados na zona rural, a Delegacia de Repressão a Crimes Rurais e Abigeato (Dercra) ganhou uma nova sede que fica localizada no Parque de Exposições João Cleophas, no Bairro José Conrado de Araújo, na Zona Norte de Aracaju. A nova sede da unidade policial fica localizada no prédio em que será instalado o Centro Integrado de Operações Rurais (Cior). A solenidade de inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30. 

O governador Fábio Mitidieri destacou que a nova Dercra representa mais segurança, conforto e tranquilidade para o agricultor, para o pecuarista e para a população como um todo. “É uma delegacia nova, reformada e que traz mais dignidade às pessoas que vêm a um ambiente como esse, que vêm procurar a polícia. Encontrar um espaço que dê acolhimento e conforto é muito importante”, salientou.

Com a inauguração da Dercra, a delegacia está de fato implementada em Sergipe, assim como ressaltou o delegado Fernando Melo, titular da unidade. “Graças ao apoio do governador e do nosso secretário, aumentamos essa estrutura física. Com essa estrutura, teremos um melhor combate aos crimes na Zona Rural. Com essa nossa especialização na Dercra, teremos o combate aos crimes rurais de forma ainda mais efetiva”, reiterou.

Dercra

Com dois anos e meio de existência, a Dercra foi criada com o propósito de atender às demandas da zona rural e dos produtores rurais do Estado, levando sua atuação policial a todos os pontos de Sergipe, através de seu modelo de Delegacia Itinerante. A Dercra também foi pioneira na repressão à prática do abate clandestino e transporte irregular de animais em todo o território sergipano. 

Em parceria com os principais órgãos voltados à produção agropecuária, como a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), a Dercra também atua em blitze e fiscalizações de rotina. A atuação da unidade policial também envolve investigações voltadas para o comércio, transporte e manuseio irregular de agroquímicos, bem como fiscalizações para coibir a entrada irregular de insumos e animais em Sergipe.

Reforma e ampliação

Em 2023, foi concluída a construção da nova sede da Dercra, em espaço cedido pela Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese) para a instalação do Cior. O prédio é composto de recepção, dois cartórios, sala de administração, sala de reserva e custódia, sala de investigação, sanitários de pessoas com deficiência, dois gabinetes de delegado com banheiro, copa, vestiário masculino, vestiário feminino e estacionamento.

A obra de reforma abrangeu uma área de 209,25 m². Já a área de ampliação é de 59,95m². Ao todo, a área de urbanização contemplada na obra é de 269,20m². A área total com serviços executados é de 596,82 m². A nova sede da Dercra está equipada para atividade policial e preparada para receber a população com conforto e comodidade, contando com uma equipe policial qualificada, pronta para recepcionar as demandas do público.