Polícia Civil

Estado de Sergipe

5 de junho de 2020, 11:43

Dia Mundial do Meio Ambiente: SSP e PC reforçam a importância do compromisso com a fauna e a flora de Sergipe

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

As instituições que formam a segurança pública de Sergipe também atuam, diariamente, na preservação do meio ambiente

Um dos focos das ações de segurança pública das instituições que formam a SSP é o compromisso com o meio ambiente. Nesta data, em 2018, a Polícia Civil fez um gesto simbólico, mas muito importante e que deve nortear toda a população sergipana. A instituição plantou uma árvore no parque Governador Augusto Franco, conhecido como Parque das Sementeiras. De lá para cá, a muda cresceu e já fornece alimento para os pássaros. Por isso, neste 5 de junho, a SSP reforça o comprometimento com a fauna e a flora do estado.

Diariamente, enquanto estamos dentro de nossas residências, há pessoas que praticam ações contra os animais e contra a vegetação. Segundo o levantamento da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), durante o ano passado, foram registrados 196 casos de crimes contra a fauna; já este ano já são 82 ocorrências. Dentre essas ações delituosas, estão a comercialização e tráfico de animais; a caça; maus-tratos e pesca proibida. Apenas no tocante aos maus-tratos, foram 175 casos, em 2019, e 75, em 2020.

Quando o assunto são os crimes contra a flora, a CEACrim contabilizou 45 ocorrências em 2019. Neste ano, esse número é de 14 investidas contra o meio ambiente. Nessas práticas delituosas, destacam-se o desmatamento, destruição de florestas e os incêndios provocados nas matas.

O dano ao meio ambiente também afeta diretamente a saúde das pessoas. Durante o ano passado, foram 31 casos de poluição e ações relacionadas a ela. Este ano, 15. Uma das práticas que chama a atenção é justamente a de poluição que resulta em danos para a saúde humana: foram 17 ocorrências em 2019 e 2020 já soma 14 ações criminosas como essa.

Por isso, é importante denunciar as ações que gerem danos ao meio ambiente. A Polícia Civil possui a Delegacia de Proteção ao Consumidor e Meio Ambiente, a Deprocoma, que atende pelos telefones 3198-1118 / 3255-2155 / 3226-1400; ou ainda pelo Disque-Denúncia (181). Já a Polícia Militar, possui o Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), que pode ser acionado pelo 3248-8306 ou pelo 190.