Registros têm o mesmo valor do boletim de ocorrência feito presencialmente, sendo validados por equipe policial e encaminhados às delegacias que investigam os casos
Com o objetivo de facilitar o registro de eventuais ocorrências policiais durante o período junino, a Polícia Civil recomenda também a utilização da Delegacia Virtual, que funciona em conjunto com as unidades policiais distribuídas por todo o estado de Sergipe. Os boletins de ocorrência (BOs) registrados por meio da plataforma têm o mesmo valor das comunicações feitas pelos cidadãos em uma delegacia, de forma presencial.
Para o registro das ocorrências por meio da Delegacia Virtual, o cidadão, além de narrar o fato, também é possível anexar documentos que irão guiar o procedimento investigativo da Polícia Civil, conforme explicou a assessora técnica da corporação, Cátia Emanuelli. “O cidadão pode inserir documentos e fotografias para robustecer a ocorrência, sem a necessidade de levar esse arcabouço probatório presencialmente à delegacia”, informou.
Benefício ao cidadão
Como benefício do registro de ocorrências pela Delegacia Virtual, Cátia Emanuelli elencou o ganho de tempo para o cidadão. “O grande benefício de utilizar a ferramenta é que o cidadão faz o registro do boletim de ocorrência sem a necessidade de ir a uma delegacia presencialmente, ou seja, evitando o deslocamento com uso de recursos próprios do cidadão para chegar à unidade policial”, destacou.
Procedimentos de validação
Quando uma ocorrência é feita pelo cidadão na Delegacia Virtual, o registro vai para a plataforma, onde é validado por um policial civil em até 48 horas. “O servidor responsável pela validação do registro faz uma análise do boletim de ocorrência, aceitando ou recusando. Nos casos de recusa do registro do boletim de ocorrência, o cidadão recebe a justificativa sobre a situação”, explicou Cátia Emanuelli.
Nos casos em que o registro do boletim de ocorrência feito pela internet foi aceito no processo de validação da Delegacia Virtual, o cidadão recebe um novo e-mail, assim como detalhou Cátia Emanuelli. “No e-mail, há informações sobre qual a delegacia que ficará responsável pela apuração daquele fato ou crime que foi noticiado pelo cidadão através da Delegacia Virtual”, especificou.
Delegacia Virtual
A Delegacia Virtual é uma ferramenta disponibilizada à população sergipana registrar boletins de ocorrência sem a necessidade de o cidadão comparecer presencialmente a uma delegacia da Polícia Civil. “Funcionando desde 2021, em uma nova plataforma construída junto ao Governo Federal e direcionada aos nosso Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE)”, contextualizou Cátia Emanuelli.
Para acessar a Delegacia Virtual, o cidadão pode acessar os sites da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Polícia Civil. Nos sites, há um banner que, ao clicar, direciona o cidadão para a Delegacia Virtual. Na plataforma, há também todas as orientações sobre as ocorrências que podem ser registradas pela internet. A Delegacia Virtual funciona de forma ininterrupta, podendo ser acessada a qualquer período do dia ou da