A temática da palestra foi “Mantenha-se Vivo” para chamar atenção à segurança pessoal
O Ministério Público de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 22, realizou uma palestra sobre Protocolos e Procedimentos em Segurança, ministrada por Ricardo Porto diretor da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), em parceria com a Academia de Polícia Civil (Acadepol), com a finalidade de começar um ciclo de palestras a cerca da criação de uma mentalidade de defesa para os funcionários que integram o Ministério Público.
Com o intuito de alertar as pessoas diante do quadro de violência atual na sociedade, ensinando a adoção de procedimentos preventivos de segurança ao saírem de suas casas, como estratégias para que evitem serem vítimas de violência. O objetivo é basicamente esse, trazer para os funcionários do Ministério Público algumas informações da polícia, para serem usadas dentro da vivência pessoal de cada um e noções dos procedimentos de alerta.
Rogério Ferreira da Silva, promotor de Justiça, reafirmou a necessidade de abordar o tema. “É de uma importância muito profunda passar esse assunto para os servidores do Ministério Público, na verdade, todo cidadão deveria ter acesso a essas informações. O material que é produzido para a palestra é público, nossas fontes são as várias Secretarias de Segurança Pública do Brasil, então são informações no geral que trazem um novo método de mudança comportamental, de matéria prima para todo cidadão”.
De uma maneira geral, atribuir para os servidores e membros do Ministério Público, noções sobre a sobrevivência urbana e segurança pessoal. O curso é voltado para os membros da instituição e integrantes do gabinete de segurança institucional.
Sandra Mara Góis representante da Acadepol explica como surgiu a ideia de promover discussões sobre segurança. “Há um mês nós fomos visitados por integrantes do Ministério Público para tratarmos sobre uma necessidade; eles demonstraram uma preocupação de alertar os servidores em relação à segurança pessoal no dia a dia. Nós estivemos aqui há um mês com o pessoal da Core, integrantes da Acadepol, para formatar essa palestra para o público interno do Ministério Público, todos os funcionários foram convocados”.
Durante a palestra foi apresentada situações de risco e exemplos ilustratrivos de como a pessoa deve se comportar diante de uma situação de perigo. O tema “Mantenha-se Vivo” foi uma forma de chamar atenção nos cuidados que são cruciais para assegurar a segurança individual e coletiva.
Ricardo Porto, diretor da Core, explicou como se deu o processo de formação da palestra. “Nós percebemos a necessidade de que no âmbito do Ministério Público, as pessoas deixam o item segurança em segundo ou terceiro plano, e nós observamos que as regras estabelecidas que criam condições de uma segurança adequada, muitas vezes são negligenciadas pelos próprios integrantes da casa. O que nós precisamos fazer é construir o reativar uma cultura de segurança para evitar riscos e eventuais ameaças que possam trazer prejuízos, tanto para a pessoa que integram a família do Ministério público, quanto para o patrimônio e a imagem institucional”.