9ª DM faz palestra sobre Alerta Celular e disponibiliza plantão para cadastro no Santa Maria
As pessoas são cadastradas e orientadas como agir em situações de roubo, furto ou extravio

A Polícia Civil disponibilizou nesta segunda-feira, 13, no bairro Santa Maria, em Aracaju, um plantão na 9° Delegacia Metropolitana para o cadastramento de aparelhos celulares na ferramenta Alerta Celular. A ação se deu pela dificuldade no acesso à internet por parte da comunidade local e para facilitar o registro de informações sobre celular no Portal do Cidadão http://portalcidadao.ssp.se.gov.br/.
A base foi disponibilizada após a Polícia Civil perceber uma certa dificuldade das pessoas em realizar os cadastros, por falta de conhecimento técnico ou pelo difícil acesso à internet. “Muitas pessoas não têm conhecimento para fazer o cadastramento, assim, orientamos essas pessoas e damos o login e a senha para que elas possam fazer o alerta do aparelho”, explicou o delegado Gilberto Guimarães, titular da 9ª DM.
O plantão de cadastramentos funcionará todos os dias pela manhã, a partir desta segunda-feira, 13, na 9ª Delegacia Metropolitana, no bairro Santa Maria. A população também foi orientada sobre as regras de segurança para diminuir o número de roubos de celulares e o uso da ferramenta 181, para passar informações à polícia.
Palestra
No último sábado, o delegado Gilberto Guimarães realizou palestra para a comunidade do Santa Maria. A convite da coordenação da creche que funciona na Escola Vitória de Santa Maria, foi oferecida uma palestra sobre o funcionamento do Programa Alerta Celular para pais e mães de crianças. O objetivo foi orientar pessoas como utilizar o Portal do Cidadão e cadastrar informações sobre os celulares no site.
Além de orientar a utilização do Alerta Celular, Gilberto Guimarães mostrou para os moradores uma estatística dos crimes violentos no Santa Maria nos últimos três anos. “Quando chegamos aqui em 2016, tínhamos 72 homicídios no ano e no ano passado tivemos um ano fechado com 37 homicídios. É um número ainda alto, mas com a metade dos casos após dois anos”, explicou Gilberto.
O encontro serviu para passar orientações sobre o uso do Disque Denúncia 181 para o repasse de informações para a progressão de investigações importantes. As palestras também contaram com a presença do coronel Hilário, que falou sobre o trabalho integrado no bairro Santa Maria na parceria entre a 9ª DM e 1º Batalhão da PM.
